Atividade 7ª Quinzena - 1ª/2ª Série

 Clique no link abaixo para realizar a autoavaliação da I Unidade. 👇

Autoavaliação


As leis de Newton

As leis de Newton fundamentam a base da Mecânica Clássica. São um conjunto de três leis capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos. Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês Isaac Newton, no ano de 1687, em sua obra de três volumes intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. 


1ª Lei de Newton

Também conhecida como Lei da Inércia, baseia-se no fato de que todo corpo material apresenta uma certa resistência a modificar seu estado de movimento ou repouso. É como se fosse uma “preguiça” natural que é tanto maior quanto maior for a massa do corpo.

Pode-se, por isso, dizer que a massa é a medida quantitativa da inércia. Enunciamos assim, a primeira Lei de Newton:

Toda matéria tende a manter seu estado de repouso, se já estava em repouso ou, se estava em movimento, a permanecer em movimento com velocidade constante, a menos que forças externas influam mudando esse comportamento.

2ª Lei de Newton

Como vimos, as forças são necessárias para alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo provocando, consequentemente, variações de velocidade. Lembrando que a aceleração é justamente a variação da velocidade por unidade de tempo, deduz-se que:

F= m.a

Ou melhor:

“A resultante F das forças que atuam num corpo de massa m, produz nele uma aceleração a de mesma direção e sentido que F.”

Perceba, ainda, pela relação anterior, que a aceleração adquirida pelo corpo é diretamente proporcional à força resultante, sendo a massa uma constante de proporcionalidade.

Esta 2ª Lei de Newton também é chamada Lei do Movimento ou Princípio Fundamental da Dinâmica, que é a subdivisão da Mecânica, que estuda os movimentos levando em conta as causas que os determinam.

3ª Lei de Newton

Por envolver o estudo das interações entre os corpos, esta 3ª Lei também é conhecida como o Princípio da Ação e Reação.

Para toda força de ação existe uma correspondente força de reação, sendo que ambas possuem a mesma natureza, mesma intensidade, mesma direção, porém sentidos contrários.

 

Exemplos

O remo empurra a água para a direita; esta reage empurrando o remo e o barco para a esquerda.


 

 


O patinador empurra a patinadora para a direita; ela reage com força igual em módulo e sentido contrário, impulsionando o patinador para a esquerda.

 


 

 

 

Clique aqui no link para realizar a atividade👇

 Atividade 7ª Quinzena

Comentários